quinta-feira, 10 de setembro de 2015

VENENO DE COBRAS

                                                              VENENO DAS COBRAS
Existem muitos tipos diferentes de venenos, no entanto, eles podem ser dispostos em três categorias, a dos que afetam o sangue, a dos que afetam os tecidos e a dos que afetam o sistema nervoso
Uma mesma serpente pode produzir mais de um tipo de veneno. Comparando indivíduos de uma mesma espécie pode haver variações entre quantidades totais de veneno e de cada tipo de veneno, pois fatores como área de vida, dieta e idade do indivíduo interferem nessa produção.
Abaixo estão listados os venenos das serpentes e seus respectivos efeitos no corpo humano.
  • Neurotóxicos: Afetam o sistema nervoso causando inicialmente paralisia dos músculos faciais. Em alguns casos nos músculos responsáveis pela deglutição e respiração, podendo assim, causar asfixia e consequente morte.
  • Coagulantes: Aglutinando o sangue podem causar obstrução de veias e artérias. Casos mais sérios, como os de coágulos cerebrais ou pulmonares, levam à morte.
  • Anticoagulantes: Impedem o sangue de coagular, fazendo o ferimento causado pela serpente sangrar continuamente.
  • Hemorrágicos: Torna os vasos sanguíneos permeáveis ao sangue, causando hemorragias internas e externas, levando ao sangramento das gengivas e narinas. Em quadros mais agravados, as vítimas podem apresentar hemorragias cerebrais e a falência dos rins, levando-as à morte.
  • Hemotóxicos: Também conhecidos como hemolíticos, destroem as hemácias, causando falência renal e uma possível insuficiência respiratória.
  • Miotóxicos: Causam danos aos músculos, especialmente aos relacionados à respiração. Por meio de paralisia da função neuromuscular, similar aos efeitos dos venenos neurotóxicos, causam a morte por falência renal, cardíaca ou respiratória.
  • Proteolíticos: Também conhecidos como citotóxicos ou necrotóxicos, destroem os tecidos levando à necrose, resultado da ação das enzimas digestivas presentes no veneno, que ajudam na digestão da presa.
  • Nefrotóxicos: Causam dano diretamente aos rins.
  • Sarafotóxicos: Veneno presente apenas em algumas serpentes africanas. Promove a constrição da artéria coronária, dificultando a circulação sanguínea, podendo causar um ataque cardíaco.
Os gêneros das principais serpentes peçonhentas brasileiras são Bothrops e Bothrocophias, popularmente conhecidas como Jararacas, Crotalus, popularmente conhecidas como Cascavéis, Micrurus conhecidas como Corais Verdadeiras ou Cobras-Coral e Lachesis, conhecida como Surucucu ou Pico de Jaca.
Bothrops Bothrocophias: Possuem venenos dos tipos proteolítico, coagulante e hemorrágico.
Crotalus: Venenos dos tipos miotóxico, neurotóxico e coagulante.
Micrurus: Neurotóxico.
Lachesis: Proteolítico, coagulante, hemorrágico e neurotóxico.
Referência
Mark O’Shea, 2008, Venomous Snakes of the World.
Paulo Sérgio Bernarde, Saymon de Alburqueque, Luiz Carlos Batista Turci, 2012 , Serpentes Peçonhentas e Acidentes Ofídicos em Rondônia.
Thorpe R. S., W Wuster and A. Malthora (eds.), 1997, Venomouns Snakes: Ecology, Evolution and Snikebite. Zoological Society of London.
Texto por Klaus Marques
Resultado de imagem para veneno das cobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário